10 Dicas para evitar problemas com financiamento

O Financiamento é um dos melhores caminhos para a conquista de bens e realização de sonhos, de maneira segura e ágil, por este motivo é uma das linhas de crédito mais utilizadas no Brasil.

Muitas pessoas conhecem as linhas de financiamento de imóvel e automóvel, porém hoje em dia são oferecidas diversas linhas de financiamento adicionais pelas instituições financeiras, é possível hoje financiar a faculdade através de um financiamento estudantil, financiar uma cirurgia Plástica, financiar a compra de equipamentos de acessibilidade, como aparelhos auditivos e próteses, enfim financiar os mais diversos tipos de bens e serviços.

10 Dicas para evitar problemas com financiamento

Para que o financiamento seja bem sucedido, vamos listar algumas dicas para se evitar problemas com financiamentos:

Faça um planejamento orçamentário

Antes de fazer qualquer dívida, avalie qual o valor que de fato conseguira reservar para o pagamento da entrada e das parcelas.

Pesquise entre as diversas instituições do mercado

É muito importante avaliar os custos envolvidos na operação, prazos e garantias que serão solicitadas para efetivação do financiamento, existem muitas opções de instituição no mercado, portanto pesquise bastante antes de fechar negócio.

Avalie sua renda

Um dos maiores motivos de recusa de um financiamento é ausência de renda suficiente, avalie se de fato possui condição financeira para assumir a operação, se for o caso, faça um planejamento financeiro e aumente a entrada para que o valor financiado diminua. É importante considerar também imprevistos, se você tiver algum problema com seu salário atual, existe algum plano para honrar o financiamento?

Simule a situação

Um dos melhores exercícios é simular como seria sua situação financeira dos últimos meses com o pagamento de uma parcela no valor que pretende contratar o financiamento. Se não estiver com pressa, simule nos próximos 3 a 6 meses fazendo uma aplicação financeira exatamente no valor da parcela que seria de seu financiamento, veja como isso afeta seu orçamento e aproveite o teste para acumular uma reserva e aumentar a entrada.

Custos Extras

Muitas vezes na contratação do financiamento avaliamos apenas as parcelas, porém ao financiar um bem imóvel, por exemplo, temos diversos outros custos envolvidos, como elaboração contratual, vistoria do imóvel, registro em cartório, além de impostos como o ITBI, enfim custos que se não forem bem calculados podem estragar todo o planejamento da contratação.

Não fique inadimplente

A inadimplência em um financiamento é uma das piores situações que podem ocorrer, principalmente se deixar acumular parcelas em atrasos com mais de 90 dias. Esse é o período que banco pode executar o contrato e iniciar as providencias para “tomar” o bem que foi utilizado como garantia.

Avalie as cláusulas do contrato

Sempre análise também as clausulas de cancelamento e rescisão do contrato, em caso de imprevistos extremos como o de o desemprego, ou algo que afete sua renda de maneira imprevisível, é preciso saber como agir com a instituição financeira para não aumentar o prejuízo.

Escolha com cuidado o bem

Muitos contratos são recusados por conta da avaliação do bem, é fundamental que escolha um bem, seja imóvel ou automóvel em boas condições de uso e principalmente com toda a documentação e situação fiscal em dia.

Sempre faça Seguro do Bem Contratado

Uma situação que ocorre com muita frequência é o roubo de um veículo financiado, é fundamental que tenha seguro, caso contrário, continuará com a divida e não terá mais o veiculo. O mesmo vale para o imóvel.

Negocie seu Contrato

Caso algo saia de seu planejamento, sempre é valido a tentativa de renegociação, seja de prazo, ou mesmo alternativas para conseguir honrar o compromisso.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *