Tabela FIPE Motos: Como consultar?

A Tabela FIPE Motos é uma ferramenta desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas com o objetivo de fornecer um parâmetro para a negociação e avaliação não só de motos, como também de diversos outros veículos.

Por considerar os preços praticados no mercado, a tabela é renovada mensalmente, o que torna mais fácil realizar uma consulta atualizada. Contudo, muitos proprietários de veículos ainda sem dúvidas e dificuldades em consultá-la.

Tabela FIPE Motos - Como consultar a tabela FIPE motos

Por esse motivo, ao longo deste post iremos ensinar como consultar e entender a tabela, para utilizá-la da melhor forma durante a negociação de motos. Confira:

1 – Como funciona a Tabela FIPE Motos

Criada em 1973, a Tabela FIPE Motos é de extrema importância financeira, pois ela traz uma média do preço praticado por concessionárias em todo o território brasileiro.

A própria Fundação explica que o seu objetivo principal é servir como base para o cálculo de impostos como o IPVA. No entanto, isso não impede de ser utilizada por outras instituições para outros propósitos.

Para a elaboração da tabela é feita uma pesquisa em várias cidades do país, buscando os preços de todos os modelos já existentes. Mas sem considerar o estado de conservação, a cor e o tipo de pintura ou os acessórios da moto.

Também são desconsiderados alguns valores muito diferentes das estatísticas, que possuem discrepância significativa em relação à maioria dos preços encontrados.

2 – Principais funções da Tabela

Na tabela, é possível ter uma visão referencial mais ampla dos preços atuais das motos. Por causa disso, ela é constantemente verificada por lojistas, seguradoras, bancos e até pelo próprio governo.

O Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), por exemplo, é calculado diretamente a partir da tabela, onde os estados brasileiros utilizam porcentagens diferentes em cima do valor existente.

Os vendedores de moto e as seguradoras também seguem essa tabela no momento de especificar o preço dos produtos e serviços.

Por isso, é muito importante que proprietários de automóveis saibam consultá-la, a fim de ter mais consciência nos momentos de negociação.

3. Como consultar a tabela FIPE Motos

A Tabela FIPE Motos é disponibilizada exclusivamente pela Fundação na sua página oficial e a consulta ao preço é pública. No entanto, para encontrar a tabela é preciso procurar na aba Índice os indicadores de Preço Médio de Veículos.

Neste endereço, é possível ver um vídeo institucional e logo abaixo terá a opção “Consulta de Motos”. Ao clicar nesse botão, pode-se inserir os dados e realizar a consulta.

É possível realizar uma pesquisa comum, onde será necessário informar a marca, o modelo e o ano do veículo, ou uma pesquisa com o código FIPE, onde o usuário precisa apenas digitar o ano do modelo da moto.

No celular, é possível consultar a tabela através do aplicativo, disponível para Android e IOS. A pesquisa é feita exatamente como no site, contudo com mais praticidade do que a maneira anterior.

4. Como Usar a Tabela FIPE

Depois de conhecer o que é e como consultar a Tabela FIPE, chegou o momento de descobrir como utilizá-la. Esse passo é de suma importância, pois ela traz informações importantes para todos os tipos de ocasiões que um proprietário de veículo pode vir a presenciar.

Em primeiro lugar, ela pode ser consultada em momentos anteriores à compra de uma moto, para que o comprador esteja ciente do seu valor médio de mercado e faça boas negociações na concessionária.

Além disso, ela funciona igualmente no momento da venda de uma moto usada, oferecendo uma base para o vendedor inexperiente. Além disso, ela também é utilizada para os preços praticados em lojas.

No que diz respeito a sua função social, ela é amplamente utilizada como parâmetro para o IPVA. Assim, os proprietários de moto podem utilizá-la para conferir o preço que irá pagar no imposto, sendo necessário apenas fazer alguns cálculos com base na porcentagem adotada em seu estado.

Já quem perdeu a moto, devido a algum acidente, pode ter certeza de que a indenização do seguro será também com base nos valores existentes nessa tabela.

Como pode ser observado ao longo do post, a Tabela Fipe Motos é uma importante ferramenta e auxilia o proprietário do veículo em diversos momentos. No entanto, para aproveitar esse recurso ao máximo, é necessário saber como consultá-la e utilizá-la corretamente.

Estando ciente dos preços das motos, é possível fazer uma negociação mais certeira e sem arrependimentos futuros.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *