IPVA MA: Como consultar IPVA no estado do Maranhão?

O IPVA MA ou Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores é um dos impostos mais conhecidos e importantes que é recolhido em todo o Brasil.

IPVA MA Como consultar IPVA no estado do Maranhão

É através deste que são feitas as manutenções e reparos nas estradas e rodovias brasileiras, garantindo assim um melhor tráfego para você motorista.

O órgão responsável pelo recolhimento do IPVA MA é o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) este que é o órgão máximo quando falamos de trânsito no Brasil, e que no estado do Maranhão é representado pelo Detran MA.

Saiba, que este imposto é destinado certa quantia para cada município brasileiro, cujo os habitantes tenham contribuído pagando o mesmo.

O pagamento do IPVA MA é feito de forma anual, e no caso de o dono do veículo automotor não pagar, o IPVA MA terá de passar por alguns problemas e reajustes juntamente com o Detran MA.

O que é o IPVA MA

O IPVA MA, é considerado o imposto mais importante para quem possui um veículo automotor, e o pagamento é importante para não ocorrer o risco de ser multado.

Os valores arrecadados com o imposto vai para o estado, mas também para o município no qual o veículo foi registrado.

Os municípios por sua vez, usam o valor arrecadado para promover melhorias em vários setores, como educação, saúde, segurança, entre outros.

Saiba, que o valor recolhido com o IPVA MA é dividido de forma igual entre o estado e o município, sendo 50% para cada.

Atrasar ou não efetuar o pagamento desse imposto, pode gerar uma série de problemas para o dono do veículo, uma vez que somente após o pagamento do IPVA é possível licenciar o veículo, e caso o mesmo esteja em situação irregular, este poderá ter o seu veículo apreendido, ou multado, gerando um prejuízo ainda maior.

Também, não pagar o IPVA MA, após o aviso de atraso, faz com que o dono do veículo fique com o nome sujo ou até mesmo perca o seu bem.

Valor do IPVA MA

O valor cobrado pelo IPVA MA é indefinido, onde para calculá-lo é preciso saber o valor do seu veículo automotor e também da alíquota que cobre o mesmo, por isso, é difícil estabelecer um valor exato do IPVA.

Mas, no estado do Maranhão, os valores para as alíquotas são:

  • 1% para os ônibus, micro-ônibus, caminhões e cavalo mecânico
  • 1,5% para as aeronaves
  • 2% destinado para motocicletas e similares
  • 2,5% automóveis e veículos que não foram incluídos acima

O pagamento do IPVA MA

O pagamento do IPVA MA do estado do Maranhão, deve ser realizado através de boleto oficial emitido pelo Detran do estado, ou pode até mesmo ser através da segunda via do mesmo.

Os postos de pagamentos são: Banco Santander, Banco do Brasil, Banco do Brasil, Banco Itaú, Casas Lotéricas entre outros.

No estado do Maranhão, estão isentos de pagar o IPVA MA os veículos com idade acima de 15 anos de fabricação.

Consulta do IPVA MA

Para você consultar o IPVA MA e saber o valor cobrado pelo seu veículo é muito simples, bastando você acessar o site do Detran do Maranhão, e logo após ir na opção de serviços e escolher a opção “IPVA”.

Para realizar a consulta você precisará inserir o número da sua placa ou chassi, e mais o seu RENAVAM para concluir a consulta.

Assim basta seguir os passos:

  • Acesse o site do Detran do Maranhão
  • Informe o número do RENAVAM ou o número do Chassi e CPF/CNPJ
  • Digite o código que aparecerá
  • Clique em “Consultar”

Prazo de pagamento

No Maranhão, assim como é nos demais, os veículos registrados e que deverão pagar o IPVA MA, devem realizar o pagamento antes do prazo de vencimento para não correr o risco do acarretamento de multa em decorrência de atraso do pagamento do imposto. Também, o pagamento em atraso pode acarretar outros problemas ao dono do veículo, como não conseguir licenciá-lo.

Se você desejar saber as datas exata e atualizadas de pagamento do IPVA MA, basta acessar o site oficial do Detran MA e consultar a tabela de vencimento.

Agora que você já sabe mais sobre o IPVA MA e como consultá-lo, não há mais desculpas para atrasar o seu pagamento.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *